domingo, 25 de outubro de 2009

Penne com bacon e brócolis


Esse não precisa de receita, certo?

Mas, vou passar algumas dicas;

  • Cozinhe a pasta al dente. Escorra e jogue diretamente no molho. Se vc acertar o ponto de cozimento, não precisa interrompê-lo, ou seja, não precisa jogar água fria. 'Lavar' o macarrão após ser cozido é um erro. A pasta incorpora melhor o molho qdo apenas é escorrida.
  • Nunca deixe a pasta esfriar após o cozimento. Fazer uma coisa e depois outra não dá certo. Faça tudo ao mesmo tempo. O tempo de cozimento da pasta, no máximo 10 minutos, dependendo do formato, é exatamente o tempo que se leva pra preparar a maioria dos molhos.
  • Para fazer o molho, trabalhe sempre com fogo médio, em alguns casos, baixo. Fogo alto apenas no caso de dourar cebola, alho, ou fritar bacon. Uma vez dourados, abaixe o fogo e cozinhe lentamente, principalmente qdo se junta o tomate.
  • Ao fazer molho com base de tomates, não jogue água fria, utilize a água de cozimento da pasta. Ela estará quente e será mais fácil a absorção dos ingredientes. Só tome cuidado com a quantidade de sal.
  • Para tirar a acidez do molho, duas opções: uma colher de açucar, ou, ainda, um pouco de leite, ou creme de leite fresco. Na receita da foto, usei 100 ml de creme de leite. Ficou com sabor de molho de tomate, porém cremoso.
Bom, tem mais dicas, mas vou lembrando com o tempo e postando aqui.

kicks 4 all

♫ - Atmosphere - Joy Division

faltam 4 dias...

Um comentário:

  1. Isso fica ótemo...

    Vou falar p vc q todos os domingos eu faço meus molhos e congelo porções p semana... Vc sabe q minha vida é uma correria e tenho q deixar tudo mais ou menos pronto p semana...
    Os vegetais eu sempre faço no vapor... é rapidinho...
    Eu costumo falar q é meu prato instantâneo... sabe aqueles dias q não se tem tempo p nada?
    Na falta do molho eu coloco tomate em pedaços mesmo...

    Você só esqueceu do manjericão... dá um gostinho maravilhoso...

    Continue cozinhando aí... e deixando nós aqui com água na boca...

    bjs

    ResponderExcluir